Sigmund Freud

Sigmund Freud foi um neurologista austríaco que desenvolveu a psicanálise, um método pelo qual um analista descompacta conflitos inconscientes com base nas associações livres, sonhos e fantasias do paciente. Suas teorias sobre sexualidade infantil, libido e ego, entre outros tópicos, foram alguns dos conceitos acadêmicos mais influentes do século XX.

Início da vida, educação e carreira de Freud

Freud nasceu na cidade austríaca de Freiberg, hoje conhecida como República Tcheca, em 6 de maio de 1856. Quando ele tinha quatro anos, a família de Freud mudou-se para Viena, a cidade onde ele viveria e trabalharia durante a maior parte do restante de sua vida. Recebeu seu diploma de médico em 1881. Como estudante de medicina e jovem pesquisador, a pesquisa de Freud se concentrou em neurobiologia, explorando a biologia do cérebro e do tecido nervoso de humanos e animais.

Após a formatura, Freud prontamente montou um consultório particular e começou a tratar vários distúrbios psicológicos. Considerando-se antes de tudo um cientista, e não um médico, ele se esforçou para entender a jornada do conhecimento e da experiência humana.

No início de sua carreira, Freud foi muito influenciado pelo trabalho de seu amigo e colega vienense, Josef Breuer, que descobriu que quando ele encorajava um paciente histérico a falar desinibidamente sobre as primeiras ocorrências dos sintomas, os sintomas diminuíam gradualmente.

Imagem

Foto de Sigmund Freud